top of page
  • Markus Lothar Fourier

Bem-Vindo À Mente do Atleta

Dentro das 4 valências principais para todo bom desempenho esportivo - Técnico, Tático, Físico e Mental - este último é, sem sombra de dúvidas, o menos desenvolvido na formação dos atletas brasileiros. Por isso, a iniciativa Mente do Atleta se destina a ajudar atletas e treinadores, reunindo conteúdos científicos sobre os principais desafios do esporte de alto rendimento.


Na minha trajetória como atleta juvenil, a falta de preparo psicológico foi, de longe, meu maior desafio. Apesar de ter ao meu lado bons treinadores e preparadores físicos que tentaram da melhor forma possível me ajudar com minhas emoções e temperamento, estes foram sempre meus maiores adversários. Eu evitava competições, me ressentia e me desmotivava a cada derrota, tinha dificuldade para me relacionar com meus colegas (e consequentemente me sentia isolado e sozinho). Quando competia, raramente conseguia jogar no mesmo nível em que treinava, o que me deixava muito frustrado. Foram anos de estresse, ansiedade, choros e angústias. Quando decidi abandonar o esporte, fiquei anos sem sequer assistir ou jogar aos finais de semana.


Anos mais tarde, quando comecei a estudar psicologia, a vontade de retomar o contato com os esportes por meio da psicologia esportiva ia e vinha. De um lado, minha paixão por esportes me puxava; do outro, os fantasmas e o medo de não ser bom o suficiente me diziam para buscar outros caminhos. Cheguei a fazer 2 anos de estágio em um clube, trabalhando com atletas e equipes de diferentes modalidades; ainda assim, a dúvida permanecia. Só depois de anos formado e atendendo pessoas em meu consultório é que percebi que minha motivação para trabalhar com atletas não poderia ficar em segundo plano.


Hoje venho atuando em dois contextos diferentes: o primeiro e mais conhecido dentro da psicologia do esporte é o treinamento de habilidades psicológicas necessárias para a melhoria do rendimento esportivo. Aqui estamos falando de treinar concentração, atenção, motivação e regulação emocional, por exemplo. O segundo contexto é o da Clínica do Esporte, uma área especializada que se dedica ao atendimento psicológico de atletas, equipes esportivas, treinadores e outros profissionais envolvidos no mundo do esporte. Aqui entram atividades como avaliação psicológica, intervenções e aconselhamento a atletas, treinadores e equipes esportivas.


Espero que os conteúdos que você encontrará aqui ajudem a desenvolver uma relação mais saudável com as práticas esportivas e também contribuam para melhorar sua performance.


Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page