top of page
Buscar
  • Markus Lothar Fourier

Principais Fatores de Ansiedade na Adolescência

A primeira coisa a se saber sobre ansiedade na adolescência é que ela é uma emoção natural. Essa é uma fase de vida muito complexa e é esperado que o adolescente experimente essa e outras emoções de forma um pouco mais intensa e frequente. Não necessariamente existe algo de errado com o adolescente que sente ansiedade. Mas quais os principais fatores que despertam essa emoção? Vamos a eles:


Mudanças físicas: nessa fase podem ocorrer mudanças significativas no corpo, modificando a imagem e, portanto, a própria identidade do adolescente. Esse processo pode levar a muita insegurança e incerteza.


Mudanças psicológicas: inicia-se uma busca por identidade, formação de valores, autonomia em relação aos pais, experimentação de novos papéis sociais, exploração da sexualidade. Há também o aumento da capacidade de reflexão e pensamento abstrato.


Pressões sociais: nessa fase, há o aumento da necessidade de serem aceitos pelos colegas, de se encaixarem em grupos sociais específicos, de se destacarem em atividades escolares e extracurriculares, de terem uma boa aparência e de se adaptarem às expectativas dos pais e da sociedade em geral.


Aumento das responsabilidades: o adolescente começa a perceber com mais clareza as demandas da vida, como desempenho escolar, busca por independência, escolhas mais complexas. E tudo isso começa a surgir sem que o adolescente tenha ferramentas adequadas para o enfrentamento.


Genética: adolescentes que possuem em sua família parentes que sofrem de ansiedade, tendem a ter maior probabilidade de desenvolver ansiedade em níveis maiores.


Experiências Traumáticas: experiências abruptas e violentas podem causar uma sensação de falta de controle sobre a vida e aumentar o sentimento de insegurança.


Diante de tantas mudanças e pressões, é fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos aos sinais de ansiedade dos adolescentes e busquem ajuda profissional se necessário. Além disso, é importante que os jovens tenham acesso a informações e recursos que os ajudem a desenvolver habilidades de enfrentamento e resiliência diante das adversidades da vida.


Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page