top of page
  • Markus Lothar Fourier

Você é coerente? 

O impacto das regras implícitas na vida psicológica: uma abordagem científica.


O que é coerência?

A coerência é uma ideia importante na psicologia clínica. Basicamente, ela fala sobre como as pessoas juntam e fazem sentido de suas experiências e pensamentos em suas mentes.

Nossa mente é como uma rede de conexões. Quando vivemos algo, essa experiência é integrada a essa rede. Coerência é sobre fazer essas conexões de um jeito que faça sentido.


É como montar um quebra-cabeça para obter uma imagem completa da sua vida. Isso reflete o que você pensa sobre ela, influenciado pela sua história e regras internalizadas. Não há uma desenho correto a ser formada, ou sendo ainda mais detalhista, é como se a pessoa que criou o quebra-cabeça não tenha criado figura alguma, são só peças aleatórias e que permitem infinitas possibilidades de arranjos e encaixes.


Muitas coisas determinam, ou influenciam, como cada pessoa escolhe encaixar as peças do seu quebra-cabeça. Um dos fatores que interferem nessas escolhas é a forma como lidamos com certas regras internas e implícitas que construímos ao longo da vida. Às vezes, para criar uma imagem, nós ajustamos peças ou cortamos um pequeno pedaço que impede a junção das partes. É como se nós martelássemos a realidade para encaixá-la nos nossos princípios e crenças. Do ponto de vista da teoria das molduras relacionais, estamos falando de como seguimos certas regras aprendidas ao longo da nossa vida.


O que são regras?

Regras são descrições de contingências, ou seja, relações de causa e efeito, que influenciam nossas ações. Elas combinam diferentes situações e mostram o que normalmente acontece em resposta a essas situações, servindo como um guia para o nosso comportamento. Essas regras são aprendidas ao longo de nossas vidas por conta das experiências que temos.


Por que as Regras são Importantes?

As regras são essenciais, pois moldam nosso comportamento e orientam nossas ações em várias situações. Elas podem ser explícitas, ditas em voz alta, ou implícitas, seguidas automaticamente, sem serem verbalizadas.


Formas de seguir regras que podem causar problemas

Existem quatro principais formas de seguir regras, que podem contribuir para problemas psicológicos:


1. Pliance (Conformidade)

Pliance ocorre quando seguimos uma regra principalmente para obter aprovação social, não porque a regra nos beneficia. Por exemplo, um estudante que estuda biologia para agradar seus pais, e não por interesse próprio, está praticando pliance. Para verificar se você está praticando lógica, pergunte-se: "Se tivesse certeza que meus pais me amariam independente das minhas ações, eu ainda faria essa escolha?" Se a resposta for "não", você está em pliance.


2. Rastreamento inaplicável

Rastreamento inaplicável é quando tentamos seguir uma regra que não pode ser aplicada na prática, descrevendo uma situação impossível ou irreal. Por exemplo, o princípio "Se eu pudesse voltar no tempo, faria diferente" é inaplicável. Para identificar, se pergunte: "O que exatamente essa regra sugere que eu faça agora?" Se a ação não puder ser realizada, trata-se deste tipo de rastreamento.


3. Rastreamento inexato

Rastreamento inexato é quando seguimos uma regra que descreve incorretamente a relação entre nossas ações e suas consequências. Isso pode levar a comportamentos ineficazes. Por exemplo, a crença de que "Tenho que distrair meus pensamentos obsessivos para me sentir melhor" pode funcionar a curto prazo, mas não resolve o problema a longo prazo. Para identificar, se pergunte: "Isso realmente me ajuda a viver melhor a longo prazo?" Se a resposta for "não", é um rastreamento inexato.


4. Rastreamento em busca de picos adaptativos

Rastreamento levando a picos adaptativos ocorre quando nossas ações geram alguns benefícios, mas ao custo de ignorar outras áreas importantes da vida. Por exemplo, usar drogas para melhorar o desempenho no trabalho pode trazer ganhos imediatos, mas tem consequências negativas a longo prazo. Para identificar se você age desta forma, se pergunte: "Esse benefício vale todo o esforço investido e as consequências de longo prazo?" Se a resposta for "não", é um caso de rastreamento em busca a picos adaptativos.


E então, você se identificou com algumas das formas de seguir regras? Consegue identificar momentos, onde você age a partir dessas estruturas? Nem sempre é fácil perceber isso sozinho, pois muitas das crenças que seguimos estão tão internalizadas que não conseguimos nos distanciar e reconhecê-las. E vale dizer que todos nós nos encaixamos nessas formas ineficientes de lidar com a realidade, o que varia é a frequência e a intensidade com que isso acontece.


 

Referências


Villatte, M., Villatte, J. L., & Hayes, S. C. (2016). Mastering the clinical conversation: Language as intervention. Guilford Press.

Posts recentes

Ver tudo

Você sente que não está vivendo?

Você já teve a sensação de que sua vida está escapando por entre os dedos, ou que o tempo está passando e você não está realmente...

Somos todos Dons Quixotes

"Não existe nada mais profundo e poderoso que este livro. Representa até hoje a mais grandiosa e acabada expressão da mente humana. Se o...

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page