top of page
  • Markus Lothar Fourier

Você tem flexibilidade psicológica?

Flexibilidade psicológica é a habilidade de se adaptar às mudanças da vida e enfrentar desafios de forma eficaz, mantendo-se fiel aos nossos valores pessoais. Envolve a capacidade de aceitar pensamentos e emoções difíceis, enquanto mantemos o foco em objetivos importantes e nos comprometemos com ações que levam a uma vida significativa. Ela é resultado de 6 processos.




1 - Aceitação

A palavra aceitação geralmente nos leva à ideia de passividade, resignação ou ter que gostar de algo, mas, na verdade, nesse contexto, ela significa exatamente o oposto. A aceitação aqui é lidar com a realidade que está dada. Quando aceitamos a realidade tal como ela é, ao invés do que gostaríamos que ela fosse, temos mais condições de resolver e avançar. Para treinar essa capacidade, além das práticas meditativas, pode ser útil investigar nossos padrões de evitação ou fuga. Como evitamos entrar em contato com a realidade? Algumas estratégias comuns são o uso de substâncias, o uso do celular e fuga para o mundo da fantasia, mas existem infinitas outras formas de não olhar para o que está dado.


2 - Desfusão

Desfusão é o processo de perceber que regras internas ou sentimentos podem governar nosso comportamento em determinado momento, permitindo-nos enxergar a lente pela qual enxergamos o mundo. Ex.: podemos ter um pensamento como "Essa pessoa parece ser mais preparada do que eu para essa vaga". Uma forma de desfusão seria dizer em voz alta ou no pensamento "Agora eu estou pensando que essa pessoa parece mais preparada do que eu". Ao fazer isso, podemos questionar essa regra e evitar que o pensamento se torne uma verdade absoluta. Praticar essa habilidade repetidamente pode ajudar a identificar padrões repetitivos em nossos pensamentos e emoções.


3 - Atenção flexível ao momento presente

É a capacidade de estar consciente do que acontece aqui e agora, ciente dos pensamentos e emoções que surgem em nossa mente, sem permitir que eles nos dominem, sem julgá-los ou tentar mudá-los. Se um pensamento negativo surge, podemos notá-lo, reconhecê-lo como apenas um pensamento, e então redirecionar nossa atenção de volta ao nosso corpo, respiração ou para o que é importante no momento. A atenção flexível pode nos ajudar a lidar com emoções difíceis, reduzir o estresse e a ansiedade e melhorar a nossa capacidade de concentração e desempenho em atividades importantes. Práticas de meditação e atenção plena são formas de desenvolver esse processo.


4 - Self-como-contexto

Se refere à capacidade de compreender que o que pensamos e sentimos não diz respeito a quem somos, mas sim à situação e ao momento que estamos vivendo. Não temos sentimentos de ansiedade porque somos ansiosos, temos ansiedade porque algo, no que aqui e agora está provocando essa emoção. Uma forma de desenvolver essa habilidade é se perguntar porque você está sentindo ou pensando algo e observar se sua explicação é algo do tipo "porque eu sou…". Ao invés disso, procure criar uma resposta que considere fatores presentes no aqui-e-agora como explicações, como "estou me sentindo assim porque o tom de voz dessa pessoa me lembra..." ou "estou pensando isso porque lembrei que escutei alguém falando sobre isso na rua".


5 - Valores

Valores são princípios ou direções de vida que são importantes e significativos para cada pessoa. Valores não são coisas que podemos conquistar de fato, como ter um carro, uma casa ou um filho. Eles estão ligados ao como queremos viver e ao que queremos experimentar na vida. Para identificar nossos valores, podemos refletir sobre o que é importante para nós em nossas memórias ou desejos. Quando pensamos em ter uma casa, por exemplo, o que é importante? O silêncio? A conexão com a natureza? O espaço para receber amigos?

Os valores podem ser guias para ações e decisões, ajudando as pessoas a viver uma vida mais satisfatória e plena.


6 - Ação de Compromisso

Ação de compromisso é aquilo que fazemos para viver de forma coerente com o que é importante para nós, mesmo quando pensamentos, emoções ou circunstâncias nos puxam em direções diferentes. Trata-se de um compromisso com nossa própria vida e objetivos, buscando agir de acordo com o que realmente importa para nós. Desenvolver ações de compromisso depende muito da prática dos 5 processos da ACT, mas é importante lembrar que agir de acordo com nossos valores nem sempre é fácil e pode envolver desconforto. Aceitar esses sentimentos e continuar agindo de acordo com nossos valores é um aspecto importante, assim como celebrar pequenas conquistas pode ajudar a manter a motivação e a determinação.




Posts recentes

Ver tudo

Vínculo e Ansiedade na Adolescência

Para que os adolescentes possam se desenvolver de forma mais fluida, é fundamental que estabeleçam vínculos de qualidade com seus cuidadores, baseados em confiança e proteção. Estudos apontam que cria

Ansiedade, Adolescência e Redes Sociais

As pesquisas científicas têm mostrado uma relação significativa entre adolescência, redes sociais e ansiedade. Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh descobriu que quanto mais tempo os ad

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page