top of page
Markus Lothar Fourier

O papel das visualizações na performance esportiva.

Se você é atleta ou treinador, é provável que já tenha ouvido sobre técnicas de visualização para aprimorar o desempenho esportivo. Mas será que existem evidências robustas de que é possível aprimorar a performance com esses exercícios? Neste post, apresentarei alguns resultados que encontrei na literatura e também darei algumas dicas de como você pode realizar essa prática para melhorar seu desempenho.


A primeira pergunta a ser respondida é se, de fato, os exercícios de visualização melhoram o desempenho esportivo. Eu encontrei 17 artigos que pesquisaram a eficácia das técnicas de visualização, e os resultados foram os seguintes:

  • Quatorze encontraram resultados positivos, afirmando que os exercícios de visualização melhoram o desempenho dos atletas;

  • Duas pesquisas chegaram a resultados inconsistentes ou não conclusivos;

  • Um artigo não encontrou melhoras nos resultados dos atletas.


A título de informação, eis alguns resultados positivos encontrados:

O estudo de Berkis 1 com atletas de futebol revelou melhorias significativas nas habilidades motoras dos jovens jogadores de futebol que participaram do treinamento visual. O grupo que recebeu treinamento com estímulos visuais apresentou uma melhora de 7,2% na agilidade de drible, 14,6% no equilíbrio da perna não dominante e 9,1% na velocidade de reação.


Também no futebol, Filgueiras 2 conduziu sessões de imagética mental distribuídas em duas práticas por semana ao longo de seis semanas, com sessões de 15 minutos cada com um jogador de 13 anos. O atleta marcou oito vezes nos onze confrontos subsequentes à intervenção, com uma média de 0,7 gols por partida. Antes da intervenção, o atleta não marcou gol em sete jogos.


Rajaeian 3, realizando exercícios de visualização com 60 atletas de badminton encontrou as seguintes melhorias: o tempo de reação visual médio diminuiu de 231 milésimos de segundo para 131 milésimos de segundo; a capacidade de concentração visual pulou de 131 milésimos de segundo para 451 milésimos de segundo; e a capacidade de rastreamento visual foi de 121 milésimos de segundo para 521 milésimos de segundo. 


As técnicas de visão esportiva também melhoram significativamente o desempenho das habilidades visuais em jogadores de rugby, particularmente no número de recepções bem-sucedidas e lançamentos de bola simultâneos 4.


Você pode achar que esses resultados não são tão significativos, mas isso não seria correto. No esporte profissional, qualquer milésimo de segundo ou centímetro pode fazer muita diferença. Mas se você não está convencido dos benefícios que as visualizações trazem, assista a esse vídeo de um dos maiores atletas de todos os tempos, Michael Phelps.





Se as visualizações melhoram o desempenho esportivo, por que não são amplamente utilizadas? Aqui não temos respostas exatas e definitivas. Em minha experiência, a falta de uso amplo das visualizações se deve à desconfiança na técnica, desconhecimento de sua eficácia, falta de disciplina para incorporá-las à rotina de treinos e uso de métodos impróprios. Pois embora se imaginar realizando uma atividade ou movimento seja algo fácil, as visualizações necessitam de repetição e possuem critérios e etapas que aumentam e muito sua eficácia e ignorá-los pode levar a resultados nulos e ao abandono dessa forma de treinamento mental. 


Quer incluir as visualizações na sua rotina de treinamentos? Então, seguem aqui algumas dicas:

Procure um lugar tranquilo e livre de distrações.


Feche os olhos e respire profundamente por pelo menos 3 vezes para se concentrar na atividade.


Imagine, de forma vívida, com riqueza de detalhes sensoriais. Veja detalhes, sinta o peso das coisas, sinta o cheiro, escute o som da torcida. Quanto mais próxima da experiência real, melhor. Repita esse filme na sua cabeça algumas vezes, quanto mais você repetir uma mesma visualização, melhor. 


As visualizações podem ter diferentes objetivos. Essas técnicas permitem que você se imagine executando um movimento que precisa de ajuste ou enfrentando um adversário específico. Também possibilitam que visualize uma estratégia de jogo e a atitude desejada, seja ela concentrada e quieta ou mais falante e vibrante. Você também pode utilizar as visualizações para prever respostas a eventos surpreendentes, como um gol do oponente no começo do jogo, os óculos caindo dos olhos ao mergulhar na água ou qualquer outro imprevisto que possa interferir em sua performance. 


E então, o que você achou deste post?


E então, o que achou deste post? Vai começar a usar as visualizações?


Espero ter ajudado e até o próximo post.



 

Referências


1 - Bekris, Evangelos; Gioldasis, Aristotelis; Souglis, Athanasios; Zacharakis, Emmanouil; Smirniotou, Athanasia. Enhancing Soccer-Specific Motor Skills Through Visual Training: A Quasi-Experimental Study in Young Soccer Players. Baltic Journal of Sport & Health Sciences, v. 2, n. 129, p. 28-38, 2023


2 - Filgueiras, A.; Santana, C. M. T.; Conde, E.; Ribeiro, P. O uso da imagética mental como técnica para melhora do aproveitamento no futebol de campo: Um estudo de caso. Pesquisa em Educação Física, v. 2012.


3 - Rajaeian, B., Yaali, R., Oftadeh, S., hoseini, A., & Nobahar, S. (2022). The Effect of Visual Training on the Visual Skills of Skilled Badminton Athletes. Research in Sport Management and Motor Behavior. 


4 - Toit, P., Kruger, P., Fowler, K., Govender, C., & Clark, J. (2010). Influence of sports vision techniques on adult male rugby players : sports vision. African Journal for Physical, Health Education, Recreation and Dance, 16, 487-494.

Posts recentes

Ver tudo

Depressão em Atletas

Recentemente, o tenista Andrey Rublev fez uma declaração impactante durante um torneio, revelando sua luta contra a depressão há muitos...

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page