Como saber se preciso de terapia?
- Markus Lothar Fourier
- 27 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de fev.

Uma coisa que muita gente se pergunta é: como é que eu sei se eu preciso de terapia?
Como é que eu sei se o que eu estou passando é normal ou não é normal?
Eu deveria buscar ajuda?
Bom, primeiro, você não precisa estar mal para buscar terapia. Terapia é um processo que serve para todos os momentos da sua vida, porque sempre é possível melhorar nossa capacidade de perceber o mundo à nossa volta. Isso sempre nos beneficia, mesmo que você não esteja passando por uma angústia muito grande, ou que você não esteja sentindo nenhuma angústia. Pode ser algo muito interessante para você.
Mas vamos tentar responder essa pergunta através de uma perspectiva que para mim sempre ajudou a organizar as coisas. Existe o que a gente chama de um tripé de avaliação, para que a gente possa tentar separar o que talvez esteja dentro da experiência normal de estar vivo.
Esse tripé é composto pelas dimensões da frequência, intensidade e prejuízo.
Por exemplo, sentir tristeza é normal, é da vida, mas com que frequência você vem se sentindo triste? É todo dia ou é uma vez por mês?
Com que intensidade você sente essa tristeza?
E qual é o prejuízo que isso está trazendo para sua vida? Esse sentimento está te impedindo de fazer coisas que você gostaria?
Se ainda assim você segue em dúvida quanto a necessidade de fazer terapia, procure um
profissional de saúde. Mal não vai fazer, né? Na pior das hipóteses, você terá uma boa conversa e sairá esclarecido quanto iniciar ou não essa caminhada.
Comments