top of page
Buscar
  • Markus Lothar Fourier

Como é uma sessão de terapia?

Existe uma dúvida frequente em pessoas que procuram terapia pela primeira vez: "como é uma sessão de terapia?". Este texto pretende responder essa pergunta.


Em geral, uma sessão de psicoterapia é uma conversa entre o paciente e o psicólogo, com o objetivo de ajudar a pessoa a compreender e resolver problemas psicológicos ou emocionais. O psicoterapeuta pode fazer perguntas, dar feedback e orientações, e ajudar o paciente a desenvolver estratégias para lidar com seus problemas. A duração e a frequência das sessões podem variar, mas normalmente são realizadas uma vez por semana e duram cerca de 50 minutos.


O formato da sessão varia de acordo com a linha teórica do profissional, pois cada abordagem tem uma compreensão diferente do ser humano, o que influencia na forma de lidar com os problemas psicológicos. Além disso, a personalidade e gostos pessoais do terapeuta, bem como o tema abordado, o perfil do paciente e o momento presente, podem influenciar a dinâmica da sessão, tornando-a única e irrepetível.


Falando de mim, acho importante que cada sessão seja uma experiência colaborativa, com foco em ajudar a explorar e compreender as emoções e pensamentos de quem está diante de mim. Busco criar uma atmosfera acolhedora, respeitosa e empática, com um ambiente seguro e confiante para a exploração pessoal. Evito interpretações e gosto de compartilhar de forma genuína minhas percepções sobre aquilo que escuto e vejo. Acredito que essa conexão verdadeira e autêntica seja terapêutica em si, e o clima seguro permite o aprofundamento necessário para uma compreensão ampla de si mesmo e de suas relações, bem como a identificação de padrões de comportamento e emoções negativas que possam impedir o crescimento pessoal.


Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page